É comum imaginar que, depois que a foto foi batida, não há como arrumá-la caso esteja borrada. Na verdade esse desfoque é reversível, pois as informações não se perderam para sempre. O que acontece é que cada pixel se transforma em um borrão e a imagem fica confusa. Isso porque a informação original foi distribuída. E é possível rearranjar esses pixels, basta usar algumas regras um pouco complexas.
O SmartDeblur foi desenvolvido por pelo engenheiro de software Vladimir Yuzhikov, que é especializado em processamento de imagem e sinal. Ele diz que é preciso muita matemática para melhorar a resolulção de uma imagem.
Foram trabalhados em seu programa dois tipos de borrões básicos: o "blur", causado por foco incorreto; e o "motion blur", um desfoque causado por movimento na hora de bater a foto. Veja abaixo como usá-lo:
1. Abra o programa usando o
WinRAR .
2. Abra a pasta e clique em "SmartDeblur.exe".
3. Na primeira vez que ele abrir, irá oferecer algumas sugestões de ajuda. Se não quiser mais ver essa janela, desmarque as duas opções no final da janela e clique em "OK".
4. Assim que o programa abrir, clique em "Open" para escolher a imagem que deseja melhorar.
5. O aplicativo trabalha com três diferentes temas para ajudar na melhoria da imagem. Cada uma tem uma série de ferramentas para lhe ajudar. Você só precisa ter paciência e escolher uma a uma, para ver qual é a mais eficiente para a sua imagem.
6. Para usar as ferramentas, basta arrastar as barras. O programa dará uma prévia imediata de como ficará a imagem. Caso queira reverter o processo, cli que em "Show Original".
7. Assim que escolher a melhor imagem possível, clique em "Save".
8. Você também pode mudar o limite de tamanho e de qualidade. Essas opções estão na aba "Settings" no topo da janela. Mas cuidado, pois, ao aumentar o limite de tamanho, o programa pode apresentar lentidão.
Esse é um programa gratuito e portátil, baseado no sistema Java, que utiliza técnicas matemáticas para tentar arrumar fotos tremidas ou borradas. Os resultados ficam razoavelmente bons. Podem não lhe dar a perfeição esperada, mas ajudam na hora de identificar letreiros e arrumar imagens grandes que depois terão a resolução diminuída.
Para usar esse software, você vai precisar de paciência, para garantir bons resultados. Isso porque tudo vai depender da configuração que empregar a ele e, a cada resultado, você pode comparar as imagens para ver se melhorou ou piorou. Mas na maioria das vezes a correção fica melhor do que as oferecidas pelos filtros de softwares pagos que trabalham com edição digital (como o Photoshop).
Como usar:
1. Descompacte o programa usando o Winrar.
2. Abre o arquivo Launch.bat. Não se preocupe se ele sumir após clicar. Basta executá-lo.
3. Agora abra o arquivo Unshake.jar.
4. Com o programa aberto, clique em "Open" e carregue a sua imagem. Ela pode estar no formato .jpeg, .gif ou .png.
5. Use as opções do programa para definir o nível de correção, depois clique em "Deblur".
6. Aguarde. O Unshake é escrito em Java, por isso é lento. Ele pode demorar até 10 minutos para processar uma foto de 10 MB.
7. Veja o resultado. Se aca que pode melhorar, reconfigure a foto no programa. Tenha paciência, pois ele funciona na base da tentativa e erro. Assim que gostar do resultado, clique em "Save".
Obs.: Uma dica é ajustar a foto para ficar em tamanho reduzido e, quando ele encontrar um ajuste, mandar processar em tamanho original.
Veja o resultado comparando a foto inicialmente e após passar por uma revisão do programa. Ela não está 100% nítida, mas é possível enxergar melhor os traçados das imagens, assim como distinquir objetos.