quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Como exibir as atualizações mais recentes no Facebook



Rede social, ao contrário do que imaginamos, exibe as atualizações que considera como principais de acordo com nosso perfil

Por Bruno Iacona de Bello em 05/Set/2012

O Faceboook muitas vezes pode nos pregar uma peça. Você já parou para pensar que alguns de seus amigos vivem postando no seu feed de notícias, enquanto outros raramente aparecem? Isso não é porque um usa mais a rede social que o outro, mas porque o site usa um algoritmo e mostra a você o que considera mais importante dentro do seu perfil.
Se você quiser desabilitar essa opção e passar a ver as postagens de acordo com a cronologia, é muito simples. Basta seguir os passos abaixo:
1. Vá até o seu Feed de notícias.
Reprodução/Facebook

2. Clique em "classificar". Veja que está selecionado "Principais Histórias". Escolha "Mais recentes".
Reprodução/Facebook

3. Seu feed agora mostrará as últimas atualizações. Veja como as postagens são outras.
Reprodução/Facebook

Inevitavelmente, o Facebook vai mudar o seu filtro para "Principais Histórias", então você terá de mudar manualmente sempre que entrar na rede social e perceber a mudança.


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Como é feito o lápis?


 

A fabricação do lápis é simples: consiste em colocar a grafite dentro de tábuas de madeira. Mas nem sempre foi assim. Apesar de a humanidade usar ferramentas de escrita desde os primórdios, a grafite só foi descoberta no século 16, na Inglaterra - os ingleses confundiram o material com chumbo, engano desfeito no fim do século 18. Nos primeiros lápis, pedaços de grafite eram enrolados em cordas ou pele de animais para facilitar o manuseio. Mais tarde, alemães começaram a usar pedaços de madeira para cobrir a grafite. O apetrecho foi evoluindo até ganhar uma borracha na ponta em 1858, invenção do americano Hyman Lipman. A idéia, bastante simples, acontece na última etapa da produção: uma das extremidades é afinada, recebe uma cinta de metal para segurar a borracha, que é então colada e prensada. Depois, é só escrever: um só lápis é capaz de anotar 45 mil palavras ou riscar uma linha de 56 quilômetros de comprimento!

Veja o passo a passo:

1. Ao chegar aos 18 anos, o pinheiro (Pinus caribea) está pronto para virar lápis. Muita gente pensa que o objeto é feito com um pedaço inteiriço de madeira com um furo no meio. Na verdade, a madeira é cortada em tábuas finas, de 18 x 7,5 centímetros de tamanho. Essa madeira é seca, tingida com corantes para ficar rosada e ganha camadas de gordura para ficar mais macia


2. Durante os processos de secagem e tintura, a madeira reage e pode "empenar" caso seja utilizada imediatamente. Para evitar esse problema, a madeira fica descansando por 60 dias. Depois desse período, começa a linha de produção: uma máquina abre oito pequenas canaletas em forma de semicírculo, com metade do diâmetro da grafite, nas tábuas


3. As minas de grafite ou de lápis colorido são coladas em uma dessas canaletas. A grafite que se usa hoje não é pura - uma mistura de barro seco e água é acrescentada à grafite para amaciar o material, que é então comprimido sob altas temperaturas até virar um cilindro. Já a mina do lápis de cor não tem grafite - no lugar, entram barro, goma, cera e pigmentos coloridos


4. Uma segunda tábua com canaletas é colada sobre a tábua que contém a mina, formando um "sanduíche", que é prensado até que as minas e a madeira tornem-se uma peça única. A madeira, além de proteger a mão da sujeira do grafite, evita que a mina se quebre ao cair no chão. Depois, uma máquina retira o excesso de cola e as tábuas passam algumas horas secando


5. O sanduíche pronto segue para uma máquina com lâminas de aço. De um lado, a máquina corta a face superior e, de outro, o lado inferior da tábua, até os lápis serem separados individualmente. O corte pode ser circular ou hexagonal - os lápis hexagonais têm a vantagem de não saírem rolando sobre superfíceis lisas. Um só sanduíche pode produzir de seis a nove lápis


6. Os lápis são lixados, mergulhados em verniz e secos. A pintura pode ser por imersão ou com jatos de spray - são até cinco camadas de tinta. Já secos e com os excessos removidos, os lápis recebem o nome do fabricante com uma prensa de metal quente. Para acabar, eles são apontados em um dos lados e estão prontos para escrever. No fim da história, cada pinheiro rende até 9 mil lápis

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Como a borracha apaga?




De dois jeitos. Em primeiro lugar, o grafite gruda com muito mais facilidade na borracha que no papel. Se você desenhava com lápis na sua borracha quando pequeno, já realizou a experiência que demonstra esse fato. Fazendo isso, dá para perceber nitidamente que a superfície da borracha consegue reter mais grafite que as folhas do caderno. Entretanto, se o grafite ficasse preso no corpo da borracha, ela ficaria saturada rapidinho, certo? Isso não ocorre porque ela se desfaz enquanto apaga, soltando aquelas raspas - e é nelas que o grafite fica preso. Mas, se fosse só isso, sempre sobraria um pouco de grafite, já que parte dele fica impregnada na folha. Aí, a outra coisa que a borracha faz é literalmente lixar o papel.
"Por isso, a fórmula contém componentes abrasivos como pó de quartzo e talco", diz o químico Marco Antonio Malaquias, que trabalha para um fabricante de borrachas. Esses elementos raspam a folha para tirar aquele grafite mais resistente. Mas apagar traços de caneta é bem mais difícil, porque a tinta penetra fundo nos poros do papel. Assim sendo, as borrachas de caneta trazem uma quantidade bem maior dos tais abrasivos - por isso são duras daquele jeito.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Arrume suas fotos


Arrume suas fotos tremidas e borradas com um clique


Aprenda com dois programas gratuitos como melhorar a qualidade daquela imagem que parecia ser impossível de melhorar

Por Bruno Iacona de Bello em 31/Out/2012

Se você gosta de filmes de ficção científica ou de super espiões, com certeza já viu alguma cena em que o personagem havia conseguido uma foto, mas ela estava toda borrada. E aí, com o pressionar de um único botão, uma máquina conseguiu ajustar a imagem toda, tornando-a visível o suficiente para ler um letreiro ou reconhecer um rosto. Nesse momento, você deve ter achado que isso era impossível e que o filme quebrava com a realidade. Mas, se foi esse o seu pensamento, é melhor rever os seus conceitos.













Existem aplicativos gratuitos capazes de colocar foco em qualquer imagem, mesmo aquelas fortemente borradas. Os resultados, claro, são imperfeitos. Mas impressionam e muito. Existem ao menos dois aplicativos que você pode baixar e que funcionam muito bem. Veja abaixo cada um deles e como usá-los para melhorar suas fotos.

SmartDeblur


É comum imaginar que, depois que a foto foi batida, não há como arrumá-la caso esteja borrada. Na verdade esse desfoque é reversível, pois as informações não se perderam para sempre. O que acontece é que cada pixel se transforma em um borrão e a imagem fica confusa. Isso porque a informação original foi distribuída. E é possível rearranjar esses pixels, basta usar algumas regras um pouco complexas.
O SmartDeblur foi desenvolvido por pelo engenheiro de software Vladimir Yuzhikov, que é especializado em processamento de imagem e sinal. Ele diz que é preciso muita matemática para melhorar a resolulção de uma imagem.
Foram trabalhados em seu programa dois tipos de borrões básicos: o "blur", causado por foco incorreto; e o "motion blur", um desfoque causado por movimento na hora de bater a foto. Veja abaixo como usá-lo:

1. Abra o programa usando o WinRAR Prata No ranking semanal.
2. Abra a pasta e clique em "SmartDeblur.exe".

3. Na primeira vez que ele abrir, irá oferecer algumas sugestões de ajuda. Se não quiser mais ver essa janela, desmarque as duas opções no final da janela e clique em "OK".

4. Assim que o programa abrir, clique em "Open" para escolher a imagem que deseja melhorar.

5. O aplicativo trabalha com três diferentes temas para ajudar na melhoria da imagem. Cada uma tem uma série de ferramentas para lhe ajudar. Você só precisa ter paciência e escolher uma a uma, para ver qual é a mais eficiente para a sua imagem.

6. Para usar as ferramentas, basta arrastar as barras. O programa dará uma prévia imediata de como ficará a imagem. Caso queira reverter o processo, cli que em "Show Original".

7. Assim que escolher a melhor imagem possível, clique em "Save".

8. Você também pode mudar o limite de tamanho e de qualidade. Essas opções estão na aba "Settings" no topo da janela. Mas cuidado, pois, ao aumentar o limite de tamanho, o programa pode apresentar lentidão.

Unshake

Esse é um programa gratuito e portátil, baseado no sistema Java, que utiliza técnicas matemáticas para tentar arrumar fotos tremidas ou borradas. Os resultados ficam razoavelmente bons. Podem não lhe dar a perfeição esperada, mas ajudam na hora de identificar letreiros e arrumar imagens grandes que depois terão a resolução diminuída.
Para usar esse software, você vai precisar de paciência, para garantir bons resultados. Isso porque tudo vai depender da configuração que empregar a ele e, a cada resultado, você pode comparar as imagens para ver se melhorou ou piorou. Mas na maioria das vezes a correção fica melhor do que as oferecidas pelos filtros de softwares pagos que trabalham com edição digital (como o Photoshop).
Como usar:
1. Descompacte o programa usando o Winrar.
2. Abre o arquivo Launch.bat. Não se preocupe se ele sumir após clicar. Basta executá-lo.

3. Agora abra o arquivo Unshake.jar.

4. Com o programa aberto, clique em "Open" e carregue a sua imagem. Ela pode estar no formato .jpeg, .gif ou .png.

5. Use as opções do programa para definir o nível de correção, depois clique em "Deblur".

6. Aguarde. O Unshake é escrito em Java, por isso é lento. Ele pode demorar até 10 minutos para processar uma foto de 10 MB.
7. Veja o resultado. Se aca que pode melhorar, reconfigure a foto no programa. Tenha paciência, pois ele funciona na base da tentativa e erro. Assim que gostar do resultado, clique em "Save".
Obs.: Uma dica é ajustar a foto para ficar em tamanho reduzido e, quando ele encontrar um ajuste, mandar processar em tamanho original.
Veja o resultado comparando a foto inicialmente e após passar por uma revisão do programa. Ela não está 100% nítida, mas é possível enxergar melhor os traçados das imagens, assim como distinquir objetos.


Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/arrume-suas-fotos-tremidas-borradas-clique.html#ixzz2BeeNfUDG

sábado, 12 de maio de 2012

PARABÉNS MÃE

Uma singela homenagem nossa pra todas as mães do mundo, com essa música do Padre Fábio de Melo que traduz bem nosso sentimento em relação a essa que é a criatura mais divina que existe em toda a terra.
PARABÉNS MÃE


sábado, 3 de março de 2012

Monitore sua conexão à internet



O medidor de velocidade tem que estar com destaque no site da operadora. Mas hoje empresa só é obrigada a garantir 10% do total contratado.



       Agora os usuários podem medir a qualidade da conexão à internet por meio de um programa disponível nos sites das prestadoras Oi, Net, Telefônica, GVT, CTBC Telecom, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom. Na avaliação da PROTESTE Associação de Consumidores trata-se do direito a informação sobre o serviço prestado, que até agora não era atendido.
       As teles devem manter em seus sites, desde o último dia 29 de fevereiro, ferramenta para avaliar o serviço, segundo determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Mas hoje pelo contrato a empresa de banda larga só é obrigada a garantir 10% da velocidade contratada.
       A partir de novembro a Anatel as Teles terão que garantir que todos os acessos sejam feitos com pelo menos 20% da velocidade contratada pelo cliente, mas na média mensal não poderá ser inferior a 60% do que foi contratado. Em 2013, a exigência sobe: 30% por acesso e 70% na média. Em 2014, 40% e 80%. Quem não cumprir a regra poderá pagar multa.
       As prestadoras deverão disponibilizar uma cartilha com a descrição dos parâmetros de qualidade medidos, bem como instruções sobre a forma de utilização do programa. A medida consta da Resolução Anatel nº 574, de outubro de 2011, que aprovou o Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia (RGQ-SCM). 
       O computador e o tipo de processador podem influenciar na velocidade da internet. Por isso, a recomendação é se informar com a empresa de banda larga sobre a configuração mais apropriada para acessar a rede. E, se usar Wi-Fi, na hora de fazer a medição o melhor é plugar o cabo do modem direto no computador.
       O software de medição é gratuito e deve estar disponível para os usuários, em local de destaque, nos sites das prestadoras com mais de 50 mil acessos em serviço. As operadoras devem ainda liberar uma cartilha informativa contendo a descrição dos parâmetros de qualidade medidos, bem como instruções sobre a correta utilização do software.
O programa permitirá que o usuário tenha acesso aos resultados de cada medição, os quais deverão apresentar, no mínimo, os seguintes parâmetros de sua conexão à internet:
  • Data e hora da medição
  • Localização da medição
  • Velocidade instantânea
  • Latência bidirecional
  • Variação de latência (jitter)
  • Taxa de perda de pacotes

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Qual foi a primeira escola?


Foram as escolas fundadas na Europa no século 12. Isso se considerarmos o modelo de escola que temos hoje, com professor e crianças como alunos. Na Grécia antiga as crianças eram educadas, mas de modo informal, sem divisão em séries nem salas de aula. Já na Europa medieval o conhecimento ficava restrito aos membros da Igreja e a poucos nobres adultos.

A palavra "escola" vem do grego scholé, que significa, acredite se quiser, "lugar do ócio". Isso porque as pessoas iam à escola em seu tempo livre, para refletir. Vários centros de ensino pipocaram pela Grécia, por iniciativa de diferentes filósofos. As escolas geralmente eram levadas adiante pelos discípulos do filósofo-fundador e cada uma valorizava uma área do conhecimento. A escola de Isócrates, um exímio orador, por exemplo, era muito forte no ensino da eloqüência, que é a arte de se expressar bem. Mas as escolas multitemáticas, que contemplam as disciplinas básicas que temos hoje, como matemática, ciências, história e geografia, só surgiram entre os séculos 19 e 20.

1-2-3 DO ABC

Primeiras formas de ensino surgiram há quase 2400 anos

4000 a.C.

Por volta de 4000 a.C., os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme, considerada uma das primeiras formas de escrita. O saber escrever era ensinado em casa, de pai para filho.

387 a.C.

O filósofo grego Platão criou uma espécie de escola onde se estudavam disciplinas como filosofia e matemática por meio de questionamentos. O protótipo escolar ficava nos jardins de Academos, em Atenas - daí vem o termo "academia".

343 a.C.

Em famílias mais ricas, era comum pagar-se um preceptor, um mestre com mais conhecimentos que guiasse as crianças nos estudos. Em 343 a.C. Aristóteles, por exemplo, tornou-se preceptor de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia.

Séc. 4 a.C.

Surgem as primeiras "escolas". Eram locais onde mestres ensinavam gramática, excelência física, música, poesia, eloqüência, mas não existiam salas de aula no sentido atual. Esse modelo dura séculos, até as escolas modernas.

859

Surge a Universidade de Karueein em Fez, no Marrocos, que existe até hoje. É considerada a primeira universidade do mundo no sentido moderno do termo - uma instituição dividida em departamentos com conhecimentos de diferentes áreas.

Séc. 12

Surgem na Europa as primeiras escolas nos moldes das atuais, com crianças nas carteiras e professores em salas de aula. Eram obras de instituições de caridade católicas que ensinavam a ler, escrever, contar e, junto, iam transmitindo as lições do catecismo.

1158

O imperador do Sacro Império Romano-Germânico Frederico Barba Ruiva funda a Universidade de Bolonha, na Itália, primeira da Europa. Na maior parte do continente, o conhecimento ficava limitado ao clero - Bolonha era exceção.

1549

É fundada a primeira escola do Brasil, em Salvador, por um grupo de jesuítas, que também funda a segunda, em 1554, em São Paulo - a data marca também a fundação da cidade. Ensinava-se a ler, escrever, matemática e doutrina católica.

1792

É criada a Real academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, que, com o tempo, foi agregando outras especialidades e acabou tornando-se a escola Politécnica da UFRJ. Ela ganha o nome de Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1920.

1808

Dom João VI funda a primeira faculdade do Brasil, a Faculdade de Medicina da Bahia. Lá formou-se Rita Lobato Velho Lopes, a primeira médica brasileira diplomada em território nacional. Ela jogou o chapéu pra cima em 1887.

1827

Surgem no Brasil as duas primeiras faculdades de direito. Em uma tacada só, dom Pedro I funda a Faculdade de Olinda e a do Largo São Francisco, em São Paulo. A São Francisco formou presidentes brasileiros, como Washington Luís e Jânio Quadros.

1912

É fundada a Universidade Federal do Paraná, a primeira do Brasil a já surgir com esse status.

CONSULTORIA: CARLOTA BOTO E CECILIA CORTEZ, PROFESSORAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP

domingo, 29 de janeiro de 2012

Peso das mochilas


Não deixe que seu filho carregue o mundo nas costas. Se levar mais de 
10% de seu peso, ele pode vir a ter sérios problemas de coluna.



O peso excessivo das mochilas escolares pode representar, no futuro, problemas de coluna para os estudantes. Estudos apontam que a criança não deve carregar, em média, mais de 10% do seu peso corporal.

Caso o peso excessivo seja em razão de exigência das disciplinas escolares, os pais podem contatar a escola para buscar alternativas. 

Há estabelecimentos que disponibilizam armários para que o material possa ser deixado no local, evitando o transporte diário. Mas é preciso estar atento porque há estabelecimentos particulares que cobram aluguel pelo uso desses armários. Os estudantes devem ser orientados a deixar nos armários apenas o que não irão precisar nesse dia, pois há situação em que se poderá necessitar de material fora do período escolar e dificultará para fazer as lições de casa e trabalhos indicados pela escola.

Outra alternativa é usar fichário ao invés de cadernos e levar somente a última folha da matéria e um bloco de folhas para as aulas. São algumas alternativas para que as crianças não sejam futuros candidatos a apresentarem dores nas costas. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 85% das pessoas têm, tiveram ou terão um dia dores nas costas provocadas por problemas de coluna.

Existe íntima relação entre o transporte excessivo de carga na mochila, dor no dorso e alterações na marcha (desnível na hora de caminhar). Problemas graves que devem ser evitados na infância, quando a criança está em crescimento e com a massa óssea em formação.

Dicas para aliviar o peso da mochila
  • Coloque as coisas mais pesadas junto às costas da criança, ou seja, na parte de trás da mochila.
  • Disponha os livros e outros materiais de uma maneira que não fiquem soltos lá dentro, provocando movimentos de desequilíbrio.
  • Olhe o que o seu filho leva para a escola e certifique-se de que é o material necessário para as atividades rotineiras.
  • Nas mochilas com rodas é preciso cuidado com a alça do carrinho, que deve estar a uma altura apropriada. As costas da criança devem estar retas ao puxá-la.
  • Para quem optar por mochilas com rodinhas, a alça deve estar a uma altura adequada para a criança ou o jovem, permitindo que seja puxada com uma postura correta, com as costas retas.
  • Ajuste as correias das costas e ombros de modo que a mochila se adapte totalmente às costas da criança, ficando encostada e sem folga. Uma mochila solta nas costas pode puxar o corpo para trás e forçar os músculos, além de fazer a criança curvar os ombros para facilitar o equilíbrio da pasta sem apoio.
  • O fundo da mochila deve ficar apoiado na curva da zona lombar. Nunca deve ficar a mais de 10 centímetros abaixo da região da cintura da criança.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Volta às aulas: a importância do lanche saudável!!


A volta às aulas é um bom motivo para rever os hábitos alimentares da criançada. Apesar de os salgadinhos, balas ou refrigerantes serem proibidos em algumas cantinas, ainda existe o comércio de alimentos ao redor das escolas, praticado principalmente por ambulantes.
Ao mesmo tempo em que temos algumas restrições impostas pela lei, a indústria de alimentos não pára de crescer e a cada dia lança novos produtos calóricos também pobres em nutrientes. Apesar de as cantinas oferecerem produtos mais saudáveis, as próprias crianças trazem de casa alimentos industrializados. Daí a importância de conscientizar os educadores, os pais e os próprios alunos sobre a relação entre alimentação saudável e qualidade de vida.

O ideal é que essa opção tenha origem nas próprias crianças e adolescentes. Para isso, os adultos devem incentivar e criar condições para que as informações sobre a importância de uma alimentação equilibrada cheguem até as crianças. A teoria deve estar de acordo com a prática: o acesso fácil aos alimentos saudáveis necessita fazer parte da rotina de casa e dos lanches escolares. Não adianta falar sobre os benefícios de trocar o chocolate por uma pêra se esse alimento não estiver disponível para as crianças.

Crianças e jovens devem receber toda atenção e cuidado com a sua alimentação, para que possam ter melhor qualidade de vida até se tornarem adultos. Lembre-se que as conseqüências da obesidade infantil não são fáceis de serem controladas. O tempo economizado no preparo de um lanche inadequado e calórico será gasto com idas e vindas ao nutricionista e, muitas vezes, ao psicólogo.
Por Flávia Leão Fernandes
Psicóloga - CRP 06/68043