quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Como exibir as atualizações mais recentes no Facebook



Rede social, ao contrário do que imaginamos, exibe as atualizações que considera como principais de acordo com nosso perfil

Por Bruno Iacona de Bello em 05/Set/2012

O Faceboook muitas vezes pode nos pregar uma peça. Você já parou para pensar que alguns de seus amigos vivem postando no seu feed de notícias, enquanto outros raramente aparecem? Isso não é porque um usa mais a rede social que o outro, mas porque o site usa um algoritmo e mostra a você o que considera mais importante dentro do seu perfil.
Se você quiser desabilitar essa opção e passar a ver as postagens de acordo com a cronologia, é muito simples. Basta seguir os passos abaixo:
1. Vá até o seu Feed de notícias.
Reprodução/Facebook

2. Clique em "classificar". Veja que está selecionado "Principais Histórias". Escolha "Mais recentes".
Reprodução/Facebook

3. Seu feed agora mostrará as últimas atualizações. Veja como as postagens são outras.
Reprodução/Facebook

Inevitavelmente, o Facebook vai mudar o seu filtro para "Principais Histórias", então você terá de mudar manualmente sempre que entrar na rede social e perceber a mudança.


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Como é feito o lápis?


 

A fabricação do lápis é simples: consiste em colocar a grafite dentro de tábuas de madeira. Mas nem sempre foi assim. Apesar de a humanidade usar ferramentas de escrita desde os primórdios, a grafite só foi descoberta no século 16, na Inglaterra - os ingleses confundiram o material com chumbo, engano desfeito no fim do século 18. Nos primeiros lápis, pedaços de grafite eram enrolados em cordas ou pele de animais para facilitar o manuseio. Mais tarde, alemães começaram a usar pedaços de madeira para cobrir a grafite. O apetrecho foi evoluindo até ganhar uma borracha na ponta em 1858, invenção do americano Hyman Lipman. A idéia, bastante simples, acontece na última etapa da produção: uma das extremidades é afinada, recebe uma cinta de metal para segurar a borracha, que é então colada e prensada. Depois, é só escrever: um só lápis é capaz de anotar 45 mil palavras ou riscar uma linha de 56 quilômetros de comprimento!

Veja o passo a passo:

1. Ao chegar aos 18 anos, o pinheiro (Pinus caribea) está pronto para virar lápis. Muita gente pensa que o objeto é feito com um pedaço inteiriço de madeira com um furo no meio. Na verdade, a madeira é cortada em tábuas finas, de 18 x 7,5 centímetros de tamanho. Essa madeira é seca, tingida com corantes para ficar rosada e ganha camadas de gordura para ficar mais macia


2. Durante os processos de secagem e tintura, a madeira reage e pode "empenar" caso seja utilizada imediatamente. Para evitar esse problema, a madeira fica descansando por 60 dias. Depois desse período, começa a linha de produção: uma máquina abre oito pequenas canaletas em forma de semicírculo, com metade do diâmetro da grafite, nas tábuas


3. As minas de grafite ou de lápis colorido são coladas em uma dessas canaletas. A grafite que se usa hoje não é pura - uma mistura de barro seco e água é acrescentada à grafite para amaciar o material, que é então comprimido sob altas temperaturas até virar um cilindro. Já a mina do lápis de cor não tem grafite - no lugar, entram barro, goma, cera e pigmentos coloridos


4. Uma segunda tábua com canaletas é colada sobre a tábua que contém a mina, formando um "sanduíche", que é prensado até que as minas e a madeira tornem-se uma peça única. A madeira, além de proteger a mão da sujeira do grafite, evita que a mina se quebre ao cair no chão. Depois, uma máquina retira o excesso de cola e as tábuas passam algumas horas secando


5. O sanduíche pronto segue para uma máquina com lâminas de aço. De um lado, a máquina corta a face superior e, de outro, o lado inferior da tábua, até os lápis serem separados individualmente. O corte pode ser circular ou hexagonal - os lápis hexagonais têm a vantagem de não saírem rolando sobre superfíceis lisas. Um só sanduíche pode produzir de seis a nove lápis


6. Os lápis são lixados, mergulhados em verniz e secos. A pintura pode ser por imersão ou com jatos de spray - são até cinco camadas de tinta. Já secos e com os excessos removidos, os lápis recebem o nome do fabricante com uma prensa de metal quente. Para acabar, eles são apontados em um dos lados e estão prontos para escrever. No fim da história, cada pinheiro rende até 9 mil lápis

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Como a borracha apaga?




De dois jeitos. Em primeiro lugar, o grafite gruda com muito mais facilidade na borracha que no papel. Se você desenhava com lápis na sua borracha quando pequeno, já realizou a experiência que demonstra esse fato. Fazendo isso, dá para perceber nitidamente que a superfície da borracha consegue reter mais grafite que as folhas do caderno. Entretanto, se o grafite ficasse preso no corpo da borracha, ela ficaria saturada rapidinho, certo? Isso não ocorre porque ela se desfaz enquanto apaga, soltando aquelas raspas - e é nelas que o grafite fica preso. Mas, se fosse só isso, sempre sobraria um pouco de grafite, já que parte dele fica impregnada na folha. Aí, a outra coisa que a borracha faz é literalmente lixar o papel.
"Por isso, a fórmula contém componentes abrasivos como pó de quartzo e talco", diz o químico Marco Antonio Malaquias, que trabalha para um fabricante de borrachas. Esses elementos raspam a folha para tirar aquele grafite mais resistente. Mas apagar traços de caneta é bem mais difícil, porque a tinta penetra fundo nos poros do papel. Assim sendo, as borrachas de caneta trazem uma quantidade bem maior dos tais abrasivos - por isso são duras daquele jeito.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Arrume suas fotos


Arrume suas fotos tremidas e borradas com um clique


Aprenda com dois programas gratuitos como melhorar a qualidade daquela imagem que parecia ser impossível de melhorar

Por Bruno Iacona de Bello em 31/Out/2012

Se você gosta de filmes de ficção científica ou de super espiões, com certeza já viu alguma cena em que o personagem havia conseguido uma foto, mas ela estava toda borrada. E aí, com o pressionar de um único botão, uma máquina conseguiu ajustar a imagem toda, tornando-a visível o suficiente para ler um letreiro ou reconhecer um rosto. Nesse momento, você deve ter achado que isso era impossível e que o filme quebrava com a realidade. Mas, se foi esse o seu pensamento, é melhor rever os seus conceitos.













Existem aplicativos gratuitos capazes de colocar foco em qualquer imagem, mesmo aquelas fortemente borradas. Os resultados, claro, são imperfeitos. Mas impressionam e muito. Existem ao menos dois aplicativos que você pode baixar e que funcionam muito bem. Veja abaixo cada um deles e como usá-los para melhorar suas fotos.

SmartDeblur


É comum imaginar que, depois que a foto foi batida, não há como arrumá-la caso esteja borrada. Na verdade esse desfoque é reversível, pois as informações não se perderam para sempre. O que acontece é que cada pixel se transforma em um borrão e a imagem fica confusa. Isso porque a informação original foi distribuída. E é possível rearranjar esses pixels, basta usar algumas regras um pouco complexas.
O SmartDeblur foi desenvolvido por pelo engenheiro de software Vladimir Yuzhikov, que é especializado em processamento de imagem e sinal. Ele diz que é preciso muita matemática para melhorar a resolulção de uma imagem.
Foram trabalhados em seu programa dois tipos de borrões básicos: o "blur", causado por foco incorreto; e o "motion blur", um desfoque causado por movimento na hora de bater a foto. Veja abaixo como usá-lo:

1. Abra o programa usando o WinRAR Prata No ranking semanal.
2. Abra a pasta e clique em "SmartDeblur.exe".

3. Na primeira vez que ele abrir, irá oferecer algumas sugestões de ajuda. Se não quiser mais ver essa janela, desmarque as duas opções no final da janela e clique em "OK".

4. Assim que o programa abrir, clique em "Open" para escolher a imagem que deseja melhorar.

5. O aplicativo trabalha com três diferentes temas para ajudar na melhoria da imagem. Cada uma tem uma série de ferramentas para lhe ajudar. Você só precisa ter paciência e escolher uma a uma, para ver qual é a mais eficiente para a sua imagem.

6. Para usar as ferramentas, basta arrastar as barras. O programa dará uma prévia imediata de como ficará a imagem. Caso queira reverter o processo, cli que em "Show Original".

7. Assim que escolher a melhor imagem possível, clique em "Save".

8. Você também pode mudar o limite de tamanho e de qualidade. Essas opções estão na aba "Settings" no topo da janela. Mas cuidado, pois, ao aumentar o limite de tamanho, o programa pode apresentar lentidão.

Unshake

Esse é um programa gratuito e portátil, baseado no sistema Java, que utiliza técnicas matemáticas para tentar arrumar fotos tremidas ou borradas. Os resultados ficam razoavelmente bons. Podem não lhe dar a perfeição esperada, mas ajudam na hora de identificar letreiros e arrumar imagens grandes que depois terão a resolução diminuída.
Para usar esse software, você vai precisar de paciência, para garantir bons resultados. Isso porque tudo vai depender da configuração que empregar a ele e, a cada resultado, você pode comparar as imagens para ver se melhorou ou piorou. Mas na maioria das vezes a correção fica melhor do que as oferecidas pelos filtros de softwares pagos que trabalham com edição digital (como o Photoshop).
Como usar:
1. Descompacte o programa usando o Winrar.
2. Abre o arquivo Launch.bat. Não se preocupe se ele sumir após clicar. Basta executá-lo.

3. Agora abra o arquivo Unshake.jar.

4. Com o programa aberto, clique em "Open" e carregue a sua imagem. Ela pode estar no formato .jpeg, .gif ou .png.

5. Use as opções do programa para definir o nível de correção, depois clique em "Deblur".

6. Aguarde. O Unshake é escrito em Java, por isso é lento. Ele pode demorar até 10 minutos para processar uma foto de 10 MB.
7. Veja o resultado. Se aca que pode melhorar, reconfigure a foto no programa. Tenha paciência, pois ele funciona na base da tentativa e erro. Assim que gostar do resultado, clique em "Save".
Obs.: Uma dica é ajustar a foto para ficar em tamanho reduzido e, quando ele encontrar um ajuste, mandar processar em tamanho original.
Veja o resultado comparando a foto inicialmente e após passar por uma revisão do programa. Ela não está 100% nítida, mas é possível enxergar melhor os traçados das imagens, assim como distinquir objetos.


Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/arrume-suas-fotos-tremidas-borradas-clique.html#ixzz2BeeNfUDG