O medidor de velocidade tem que estar com destaque no site da operadora. Mas hoje empresa só é obrigada a garantir 10% do total contratado.
Agora os usuários podem medir a qualidade da conexão à internet por meio de um programa disponível nos sites das prestadoras Oi, Net, Telefônica, GVT, CTBC Telecom, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom. Na avaliação da PROTESTE Associação de Consumidores trata-se do direito a informação sobre o serviço prestado, que até agora não era atendido.
As teles devem manter em seus sites, desde o último dia 29 de fevereiro, ferramenta para avaliar o serviço, segundo determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Mas hoje pelo contrato a empresa de banda larga só é obrigada a garantir 10% da velocidade contratada.
A partir de novembro a Anatel as Teles terão que garantir que todos os acessos sejam feitos com pelo menos 20% da velocidade contratada pelo cliente, mas na média mensal não poderá ser inferior a 60% do que foi contratado. Em 2013, a exigência sobe: 30% por acesso e 70% na média. Em 2014, 40% e 80%. Quem não cumprir a regra poderá pagar multa.
As prestadoras deverão disponibilizar uma cartilha com a descrição dos parâmetros de qualidade medidos, bem como instruções sobre a forma de utilização do programa. A medida consta da Resolução Anatel nº 574, de outubro de 2011, que aprovou o Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia (RGQ-SCM).
O computador e o tipo de processador podem influenciar na velocidade da internet. Por isso, a recomendação é se informar com a empresa de banda larga sobre a configuração mais apropriada para acessar a rede. E, se usar Wi-Fi, na hora de fazer a medição o melhor é plugar o cabo do modem direto no computador.
O software de medição é gratuito e deve estar disponível para os usuários, em local de destaque, nos sites das prestadoras com mais de 50 mil acessos em serviço. As operadoras devem ainda liberar uma cartilha informativa contendo a descrição dos parâmetros de qualidade medidos, bem como instruções sobre a correta utilização do software.
O programa permitirá que o usuário tenha acesso aos resultados de cada medição, os quais deverão apresentar, no mínimo, os seguintes parâmetros de sua conexão à internet:
- Data e hora da medição
- Localização da medição
- Velocidade instantânea
- Latência bidirecional
- Variação de latência (jitter)
- Taxa de perda de pacotes