quarta-feira, 27 de julho de 2011

Monitor LED e LCD: consumo é a diferença

A revista proteste testou monitores de LCD e de LED com o objetivo de comparar qual a melhor tecnologia para esse tipo de produto. E, para surpresa geral, foi concluído que as duas tecnologias são parecidas(até mesmo no preço). O que faz diferença é o gasto de energia, que, em alguns casos, é quase o dobro.

Vale lembrar que todo monitor LED é também LCD (ou seja, ambos são feitos de cristal líquido). Mas a diferença é que o monitor apenas de LCD é iluminado por luz fluorescente, enquanto o de LED é iluminado por LEDs, que têm melhor claridade, contraste e reprodução de cores.
Também constatamos que ainda há monitores à venda sem a interface digital DVI. Isso não é recomendado, porque a tendência é que as placas de vídeo não consigam mais ler VGA (conexão analógica). No padrão DVI, não há perda de imagens em conversões.


terça-feira, 26 de julho de 2011

Tablet ou netbook: qual é melhor?

É aquele que atende as suas necessidades. Para ajudá-lo nessa decisão, reunimos quatro critérios-chave a serem considerados antes da compra.

Tablet e netbook são dispositivos desenvolvidos para combinar portabilidade com algumas funcionalidades dos computadores tradicionais. A escolha por um ou outro depende do uso que você fará e, claro, do valor que pretende gastar. Confira os critérios que selecionamos para ajudar nessa difícil decisão.
  • O que deseja fazer?
Se as suas principais necessidades são navegar na internet, consultar e-mail, ver vídeos e fotos e escutar música, a escolha ideal é um tablet. Este dispositivo foi pensado muito mais para desfrutar conteúdos do que para cria-los.
  • O que você está acostumado a usar?
Podemos dizer que o netbook é uma versão compacta de um laptop, enquanto o tablet com sua tela sensível ao toque, teclado virtual e sistema operacional com grandes ícones e sem navegador de arquivos se parece mais com um grande smartphone.
Então, se você está acostumado com um computador convencional e não é muito adepto à mudança, o netbook será a melhor opção.
  • Vai levá-lo sempre com você?
Se vai precisar levar o dispositivo sempre com você, a melhor alternativa é o tablet. Ele é mais leve, menos volumoso e confortável de usar. Além disso, um tablet com boa bateria oferece mais autonomia de uso. Sem falar que oferece mais mobilidade, seja para usar em um táxi, por exemplo. Os netbooks são mais confortáveis se você estiver sentado e com uma mesa para apoiá-lo.
  • Quanto você quer gastar?
O orçamento é um fator essencial porque, neste momento, um tablet de boa qualidade pode ser consideravelmente mais caro que um netbook, que se tornou mais popular e com mais opções disponíveis no mercado.
Conclusão...
Se você está interessado em um dispositivo que pode ser levado para qualquer lugar, gosta da tela sensível ao toque e não tem necessidade de criar pastas para seus arquivos nem de se conectar com outros periféricos, a opção é por um tablet.


Mas caso esteja procurando por um dispositivo para substituir seu computador pessoal em qualquer lugar, deseja criar documentos, usar aplicativos, compartilhar e imprimir arquivos, a melhor escolha é um netbook.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Como fazer a bateria do celular durar mais

Ainda que elas nunca aguentem o quanto gostaríamos, é possível fazer com que durem um pouco mais. Basta seguir nossas dicas.

A gente só descobre que as baterias dos celulares, principalmente dos smartphones, não são tão eficientes quanto afirmam os fabricantes quando elas nos deixam na mão nas horas em que mais precisamos usar o aparelho. Bem, para evitar que seu celular morra quando você mais precisa dele vivo, selecionamos seis conselhos para fazer a bateria durar mais.
  1. Bloqueie o visor quando não estiver usando. Assim você evita que ele acenda sozinho dentro da bolsa, por exemplo. Evite as animações e diminua o brilho da tela. Só aumente o brilho quando necessário, como em locais com muita luz solar.
  2. Desabilite a sincronização automática. Passe a fazer a sincronização manualmente em cada aplicação no momento em que estiver usando. Caso esteja com pouca bateria, o melhor mesmo é desabilitar completamente as conexões de dados, pois elas atualizam constantemente.
  3. Desative as funções de Wi-Fi, Bluetooth e GPS sempre que não estiver usando.
  4. Os celulares consomem muita bateria quando estão buscando por cobertura. Por isso, se estiver em um local sem sinal, reduza o consumo selecionando a opção “Modo avião” ou “Off-line”. Você continua usando o celular, mas não poderá realizar chamadas.
  5. Caso seu celular possa ser carregado via computador ou tomada de carro, tenha sempre à mão um cabo USB.
  6. Visite a app store (loja virtual para venda de aplicativos para celulares) da sua operadora ou da fabricante do seu celular. É comum elas disponibilizarem aplicações gratuitas que se encarregam de gerenciar a duração da bateria. Os aplicativos não só monitoram o consumo, mas facilitam o acesso para ativar ou desativar certas conexões ou funcionalidades.